A transparência, o compromisso e a busca pela eficiência na gestão dos recursos públicos têm contribuído profundamente para destacar Porto Velho em nível nacional, se tornando uma capital atrativa para empresas de todo o país participarem das licitações públicas, ampliando a competição e, consequentemente, trazendo contratações e aquisições mais vantajosas para o Município.
A Superintendência Municipal de Licitações - SML é o órgão responsável pela coordenação desses procedimentos, nos quais, foi possível economizar cerca de R$ 58 milhões nos anos de 2017 e 2018, que já estão sendo reinvestidos em outros setores do Município. Esta economia se dá pela diferença entre o valor estimado de compra ou contratação proposto pelos fornecedores e o valor efetivamente licitado após as negociações realizadas pela equipe da SML. Já em 2019, após fechar o relatório anual, a economia ultrapassou a dos dois últimos anos somados, cerca de R$ 88 milhões.
“Tal economia é fruto da dedicação da atual gestão. Através de toda nossa equipe, conseguimos aplicar as melhores técnicas de contratação, bem como do grande esforço de negociação com fornecedores. Além disso, estamos diariamente buscando aperfeiçoar e otimizar os processos de compras.” Comenta Patrícia Damico, Superintendente Municipal de Licitações.